quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

Top5 do Blog- Centenário de Noel Rosa-O texto mais clicado de 2010

Repercussão do Centenário  
Noel na Tv Brasil
“Noel Rosa – poeta da Vila e do povo”,uma reportagem musical em 5 capítulos de 26 minutos, que vai ao ar diariamente às 23 horas na TV Brasil com roteiro e direção geral de Dacio Malta, fecha as comemorações pelo centenário de Noel.
Com narração de Martinho da Vila,direção musical de Zé Renato, conta com a participação da Mariana Baltar.
Roberto Faissal foi o produtor e Rogério Reis cedeu seu acervo de fotos
Aracy de Almeida, Braguinha, Ismael Silva e Marília Batista,Chico Buarque, Zeca Pagodinho, Caetano Veloso, Paulinho da Viola, João Bosco, Mart’nália e outros interpretam os sucessos do compositor.
****************************************
Texto publicado em 11/12/2010

O último número da revista VERSUS ,editada pelo CCJE- Centro de Ciências Jurídicas e Econômicas ds UFRJ-traz matéria sobre o centenário de nascimento de Noel Rosa, que se comemora este ano. O entrevistado, João Máximo,autor (com Carlos Didier) da principal biografia do artista, lembra que o grande sambista,cantor,bandolinista, violonista e um dos maiores nomes do cenário artístico de todos os tempos foi autor do primeiro samba gay da música brasileira,o “Mulato Bamba”,em parceria com Mário Reis.

O “tintureiro” a que a letra se refere era gíria carioca para o que seria hoje um ‘camburão”,carro da polícia e Noel mostra uma simpatia e compreensão evidentes pela atitude do bamba.
Ouça: http://www.4shared.com/audio/-1DkaQOD/03_Mulato_Bamba.html?err=no-sess


Noel de Medeiros Rosa nasceu em Vila Isabel,zona norte no Rio em 11 de dezembro de 1910,filho do comerciante Manuel Garcia de Medeiros Rosa e da professora Martha de Medeiros Rosa.

Um parto complicado em que ,para salvar mãe e filho, o medico usou do forceps, causando um afundamento da mandíbula que o marcou por toda a vida.

Não comia em público e a mastigação era dificultada pelo desencontro das arcadas dentárias. Os líquidos eram pouco nutritivos e a bebida e excesso de cigarros aceleraram a tuberculose,doença incurável na época,que o matou. 
 Estudou no Colégio São Banto,ainda hoje referência de ensino da elite carioca e, adolescente, aprendeu a tocar bandolim .
Para grande orgulho da família de classe media,cursou(e logo abandonou) a Faculdade de Medicina e,como lembrança do breve espaço de tempo dedicado ao curso ficou, a música "Coração", com versos que dizem: "Coração, grande órgão propulsor/ transformador do sangue venoso em arterial; coração, não és sentimental; mas entretanto dizem que és o cofre da paixão."
A atração pela música era tudo e Noel passou a integrar vários grupos , entre eles o Bando de Tangarás, com João de Barro (o Braguinha), Almirante, Alvinho e Henrique Brito.
Em 1929, vieram as primeiras composições, “Minha Viola” e “Toada do Céu”, gravadas por ele mesmo. Essas seriam as primeiras das cerca de trezentas que deixou como legado.
Foi em 1930, queria sair para mais uma noite de boemia e,percebendo que a mãe tinha esondido suas roupas teve inspiração para o primeiro grande sucesso”Com que roupa?" - gravado para o carnaval de 1931, que vendeu 15.000 discos. só Tímido e retraído,só relaxava bebendo ou compondo.
A tuberculose diagnosticada não foi suficiente para apagar a atração pela música, pelos bares, noites em claro e pouco dinheiro. 

Sobrevivia mesmo com poucos trocados recebidos como cachê e com a mesadinha que Dona Martha nunca deixou faltar. Mas tudo que ganhava era gasto com a boemia, com mulheres,cigarros e bebida. 
Isso acelerou o processo crônico pulmonar existente que acabou em tuberculose
Noel se tornou um clássico cronista da vida carioca muito executado até hoje,oitenta anos depois. 

Viajou para cidades com maior altitude, onde o ar seco costumava amenizar o sofrimento dos doentes, antes da chegada dos antibióticos.
Foi assim que chegou a Belo Horizonte, onde ficou em casa de parentes e chegou a trabalhar na Rádio Mineira,onde fez amizade com toda a classe musical,especialmente com Rômulo Pais,sem nunca deixar a vida noturna meio desvairada.
Em 1936,A mesma coisa aconteceu em Nova Friburgo e em Barra do Piraí (RJ)

Foi protagonista de uma polêmica com o também compositor Wilson Batista de onde saíram “Palpite Infeliz” e “Feitiço da Vila”.
Os famosos cantores do radio Mário Reis (que também foi parceiro),Francisco Alves e Aracy de Almeida passaram a apresentar suas músicas.

A deficiência física e a fraqueza não impediram a vida romântica.Seus grandes amores foram, Clara Fina e Ceci,uma bailarina da Lapa, a “Dama do Cabaré” .
Em 1934, teve um breve relacionamento com Lindaura, uma vizinha sergipana menor de idade aluna de Dona Martha.


A mãe da moça deu queixa ao Delegado do bairro, dizendo que ela tinha sido raptada.Noel dizia que preferia ser preso,mas casou por “livre e espontanêa pressão” em dezembro daquele ano.
  O casal não teve filhos. E foi nos braços de Lindaura que Noel Rosa faleceu aos 26 aanos, em 4 de maio de 1937, na mesma casa onde nasceu,em Vila Isabel.

******************************************************************************************
No início da Av. 28 de setembro, entrada do bairro de Vila Isabel, fica a estátua de Noel,inaugurada em 1966.
Noel sentado fumando seu cigarrinho é servido por um garçom com as feições de seu pai e sobre a mesa uma lauda de bronze com a letra de "Conversa de Botequim"
O escutor da estátua foi Joás Pereira Passos, um jovem de Campina Grande (Estado de Paraiba).


***************************
Além dos dois livros importantíssimos a respeito do artista "No Tempo de Noel Rosa”, escrita pelo amigo Almirante, e a essencial “Noel Rosa: Uma biografia”de João Máximo e Carlos Didier,antes de Noel ser tema de filmes, sua música esteve presente nas trilhas sonoras de muitos filmes brasileiros.
O primeiro longa-metragem sobre o compositor, “Noel – Poeta da Vila”, foi dirigido por Ricardo van Steen. Teve sua estréia no Festival de Cinema do Rio de Janeiro em 2006 e na 30ª Mostra de Cinema de São Paulo.
Entrou em circuito em agosto de 2007, ano que marcou os 70 anos da morte do poeta da Vila.Foram realizados longas e curtas metragem como o filme “O Mandarim” (1995),com Chico Buarque interpretando o artista e Rafael Raposo no filme “Noel – Poeta da Vila” (2006).
Quando ainda era vivo,Noel teve sua música na trilha da comédia musical “Alô, Alô, Carnaval”, de Adhemar Gonzaga (produção Cinédia – 1936) : : “Pierrot Apaixonado” (parceria com Heitor dos Prazeres) e “Não Resta a Menor Dúvida” (parceria com Hervé Cordovil).
No mesmo ano de 1936 , compôs seis músicas, em parceria com Vadico, para o filme “Cidade-Mulher”, de Humberto Mauro (produção Brasil-Vita): a música-título do filme (interpretada por Orlando Silva), “Dama do Cabaré”, “Tarzan, O Filho do Alfaiate”, “Morena Sereia”, “Numa Noite À Beira-Mar” e “Na Bahia”.
Noel serviu como tema para Plínio Marcos – O Poeta da vila e seus amores – encenado no Teatro Popular do Sesi-SP, com dois anos seguidos em cartaz No carnaval de 2010,o GRES Unidos de Vila Isabel, escola de samba sediada no bairro natal, homenageou seu famoso filho com seu enredo Noel: A Presença do “Poeta da Vila, de autoria do compositor Martinho da Vila.
NOEL POR NOEL
Gago Apaixonado
http://www.youtube.com/watch?v=WqTqHFmMzKs
"Com que roupa ?"( gravação de 1930)
***************
Martinho da Vila interpreta "Feitiço da Vila"
*****************
"Conversa de Botequim,repaginada em 2010 pela Banda 1E99
******************
Palpite Infeliz (1935)
Vídeo gravado nas ruas de Vila Isabel por Rui de Carvalho
http://www.youtube.com/watch?v=sWCPoL_DJEo

 ******
Banda carioca 1E 99 na temporada do Tributo ao Centenário de Noel,show com releitura dos sucessos do artista em uma apresentação multimídia marcada pela ousadia, fez referência à época em que viveu o artista, com uma linguagem pop e contemporânea.Misto de alegria e descontração.
Vale a pena conferir o MySpace da Banda
http://www.myspace.com/banda1e99
*****************************************************************************************************
*************************************

quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

Top 5 do blog-Os textos mais clicados em 2010- **Exposição Keith Haring na Caixa Cultural-Rio


A vida breve do brilhante artista gráfico e ativista
A década 70/80 - junto com as correntes migratórias iniciadas nos anos 60, por conta das lutas políticas e anseio de liberdade, trouxe para o cenário artístico novaiorquino uma lufada de ar tropical vinda do Caribe e de Porto Rico. Ritmos como o hip hop, o break, o rap e,nas artes, o graffiti encontraram um solo fértil e carente de novidades. Keith Haring,artista gráfico e ativista,estava instalado naquele espaço, participando do que acontecia e-além de tudo- inovando.
Gay assumidíssimo, seu trabalho exibe um conjunto de componentes homoeróticos.
A exposição que marca os 20 anos da morte do grande artista chegou ao Rio vinda de São Paulo e,em seguida, irá a Minas Gerais e foi inaugurada no dia 28 de setembro passado.
O imponente espaço da Caixa Cultural-Rio recebe até o dia 28 de novembro 95 obras basicamente focadas nas ligações de Keith com o Brasil,com direito a passaporte exibindo visto do Consulado em Nova York para a visita que nos fez em 1983.
Ele participou da Bienall daquele ano, visitou o Rio e a Bahia.
Engajado em causas sociais,foi uma espécie de embaixador da UNICEF,apoiou a luta de Nelson Mandela e,em mais uma de suas atitudes generosas, transformou a tragédia da morte na Keith Haring Foundation, que cuida de crianças vítimas da AIDS.
Vida breve (1958-1990)
Keith Allen Haring nasceu em Reading,Pensilvânia mas cresceu em Kutztown, numa pequena comunidade de colonos holandeses e, logo cedo,mostrou interesse pelas artes.Primeiro criou tiras de quadrinhos,depois desenhos mais complexos.
Adolescente,conheceu o trabalho de Andy Warhol e ficou impactado com o uso de icones (Marilyn,Jackie Kennedy,etc) e com o revolucionário conceito de massificação da arte.
De 1976 até 1978, estudou design gráfico em escolas especializadas em Pittisburg Esses dois anos foram fundamentais para seu amadurecimento artístico.
Ali conheceu e ficou amigo de Kenny Scharf e Jean-Michel Basquiat.
Todos os críticos apontam a conexão que ali começou entre a arte e sua orientação sexual
. Antes de acabar o curso, transferiu-se para Nova York para estar no então centro da arte no mundo e circular `a vontade no seio da comunidade gay Influenciado pelos grafittis.
inscreveu-se na School of Visual Arts. E começou a ganhar notoriedade ao desenhar com giz as paredes das estações do metrô deNova York
As primeiras exposições, a partir de 1980, foram no Club 57- ponto de encontro da elite vanguardista. .Começaram a surgir as figuras antropomórficas de bebês de quatro patas,silhuetas andróginas,cobras voadoras,cães latindo,aparelhos de tv,corações,homenzinhos se masturbando desenhadas nas cores primárias com halos (raios)emanando delas e executadas com simplicidade e eficácia.
Mais tarde customizou umcarro esporte BMW e o corpo escultural de Grace Jones para o clip “I”m not perfect”. Em 1982,Haring trabalhava na galeria de arte de Tony Shafrazi,que lhe ofereceu espaço para uma grande exposição. onde “homenzinhos dançantes” exibiam atitudes do chamado universo pop se justapondo a aitudes sexuais ousadas.
Nos três anos seguintes, apesar desta ousadia,a obra de Haring se reproduziu mundo a fora e foi usada em campanhas humanitárias de ordem política e social,prevenção da Aids e do uso de drogas,contra o apartheid sul-africano e pela UNICEF, por organizações de direitos humanos e em favor da comunidade LGBT.
Na mesma década, participou em diversas bienais e pintou muitos murais, entre outros em Sydney,Amsterdan e no Muro de Berlim. Seus fans incluíam celebridades como Yoko Ono, Dennis Hopper, Andy Warhol e Madonna que explicando o trabalho do amigo disse que “era cheio de inocência e alegria,mas com um brutal julgamento do mundo que o cercava”
A Pop Shop
No auge da popularidade, abriu a POP SHOP, loja no Soho-Nova York,para vender seus trabalhos a preços mais que acessíveis ao público.
Foi acusado pela crítica de estar fazendo liquidação de seu talento. Haring respondeu que a verdadeira arte- como a que ele sabia que fazia- é um bem caríssimo que separa os milionários das pessoas comuns e o objetivo da loja era proporcionar produto de qualidade a preços razoáveis.
A POP SHOP continua a ser um sucesso e expandiu suas operações na era da internet. Em 1988, na inauguração de uma Pop Shop em Tóquio, afirmou: "Em minha vida fiz muitas coisa, ganhei muito dinheiro e me diverti muito. Mas também vivi em Nova Iorque nos anos do ápice da promiscuidade sexual. Se eu não pegar AIDS, ninguém mais pegará."
Alguns meses depois ,entrevistado pela Rolling Stone, contou que que tinha o vírus HIV. Criou, em seguida, a Keith Haring Foundation,que cuida de crianças vítimas da aids,a partir dos seus direitos autorais.
Em 1989, em Pisa-Itália- executou sua última obra pública - um grande mural ,o Tuttomondo, dedicado à paz universal (foto abaixo)
Haring morreu aos 31 anos de idade em Nova York no dia 16 de fevereiro de 1990.
************* .
Em 2008, uma grande exposição nos três andares do Museu de Arte Contemporânea em Lyon-França, com o patrocínio da Fundacão Keith Haring e de sua família, lembrou os 50 anos de seu nascimento O curador Thierry Raspail apresentou o material de divulgação da mostra retrospectiva de 95 pinturas,14 esculturas e 104 desenhos com as seguintes palavras: “Raramente um artista nos lega uma obra tão energética e abrangente.No final de uma carreira tão rápida (somente dez anos)Keith Haring entrou no panteón dos Mestres tais como Picasso e Andy Warhol,pelo estilo facilmente identificável. O artista norte americano conseguiu seu objetivo, cumpriu a missão que se impós:tornar a Arte acessível a todos”
**********************************************************

terça-feira, 28 de dezembro de 2010

Top 5-*** Os textos mais clicados de 2010-60 anos do Maracanã

Abaixo o futuro visual do estádio, com a projeção das cadeiras em vermelho
*********************
Os sessenta anos do Maracanã

Para Sandra Galvão, a paulista mais carioca que conheço

Em 1787, enquanto articulava e organizava a revolta que passou para a História como Inconfidência Mineira, o então Alferes Joaquim José da Silva Xavier,o Tiradentes- que também era agrimensor, começou a trabalhar no Rio de Janeiro, tentando aprovar projetos de canalização das águas dos rios Andaraí e Maracanã, no local onde hoje se encontra o estádio agora sessentão.
Se a eterna burocracia nacional não tivesse emperrado os projetos pioneiros do Alferes, talvez nossa História e a do Maracanâ fossem outras.
O nome dado ao Estádio Municipal do Maracanã significa "semelhante a um chocalho" em tupi-guarani, devido ao som de uma espécie de pássaro que vivia por ali.
Construído na administração do prefeito Ângelo Mendes de Morais, no local da antiga Favela do Esqueleto (esqueleto de um prédio abandonado.sobre um hipódromo abandonado,o Derby Club) .A obra causou enorme polêmica e o então vereador Carlos Lacerda (mais tarde Governador do Estado) foi seu mais temido adversário ao defender a localização no então fim de mundo que se chamava Jacarepaguá. Valeu a escolha do antigo bairro Derby Club, que com a imponência da edificação, passou ]
a se chamar Maracanã e demorou um pouco para o novo nome do bairro "pegar".
A concorrência para a obra ocorreu em 1947 e o projeto vencedor foi o do grupo do escritório de Antônio Alves Noronha. Os trabalhos começaram em 2 de agosto de 1948,com o esforço concentrado de cerca de dois mil e quinhentos operários.
O grande palco do futebol brasieiro (e mundial) foi inaugurado em 16 de junho de 1950 e ali aconteceram as cerimônias de abertura,jogos e encerramento da Copa ,a primeira após o final ds 2a.Guerra Mundial,festa que acabou de forma dolorosa, como todos os interessados em esporte sabem:duzentas mil pessoas,num clima de ‘Já ganhou” viram nossa seleção perder a final para o Uruguai,no fatídico 16 de julho,causando um trauma coletivo que só foi curado em 1958,quando conquistamos a primeira Copa,na Suécia.
Os arquitetos e engenheiros realizaram a obra em cerca de dois anos
O Estádio Jornalista Mário Filho, nosso querido MARACA (fica aí a sugestão para o nome da bola na Copa 2014), recebeu o nome oficial em homenagem ao jornalista Mario Rodrigues Filho (1908-1966-foto)

Empreendedor, Mário Filho criou os "Jogos da Primavera" e o "Torneio Rio-São Paulo" e foi proprietário do “Jornal dos Esportes",editado em papel cor rosa,a Bíblia do torcedor carioca durante muito tempo.
Nessas seis décadas, o estádio tornou-se espaço multiuso: sedia eventos,espetáculos musicais, partidas de outros esportes e até eventos religiosos,como a pregação do Pastor americano Billy Graham. Após receber diversas obras de modernização para os Jogos Panamericanos de 2007, a capacidade atual do estádio é de 82,238 espectadores. Já não é mais o maior do mundo,mas continua o mais querido do Brasil.Continua a ser ponto de visita obrigatório para qualquer turista que vem ao Rio.
Para comemorar o 60ºaniversário,foram acesas 492 lâmpadas de 400 e 1000 wats nas cores verde e amarela em todo o anel do terceiro andar,na cobertura e nas rampas da entrada ( a da estátua de Bellini, capitão da Copa de 1958 e a da entrada da UERJ-Universidade do Estado do Rio de Janeiro) Um dos pontos turísticos mais visitados na cidade, sede de jogos memoráveis e shows inesquecíveis, o Maraca, como é chamado carinhosamente pelos torcedores cariocas," merece todo o nosso respeito e emoção na celebração de mais um ano de existência.
Recebemos dois enormes presentes :sediar os dois maiores eventos esportivos do mundo: a Copa e a Olimpíada. ", declarou a secretária de Turismo, Esporte e Lazer do Rio de Janeiro, Márcia Lins. Para futebol, o estádio -por enquanto- ,está desativado. Depois das festas de aniversário, o Maraca fechou totalmente em agosto para reaparecer maravilhoso em dezembro de 2012, já prontinho para a Copa de 2014 e para as Olimpíadas de 2016 ( veja as novidades na fotomontagem)
Camarotes existentes serão substituídos por 110 novos,servidos por quatorze elevadores.
Seis escadas rolantes e quatro conjuntos de rampas vão facilitar o acesso de portadores de necessidades e todos os pontos do estádio. Fazem parte da reforma do estádio a urbanização de seu entorno e a construção de uma rampa, descrita no projeto como monumental, que dará acesso à estação ferroviária e ao parque da Quinta da Boa Vista, no vizinho bairro de São Cristóvão ( sede do antigo Palácio Imperial, morada de D Pedro II e sua família,atual Museu Nacional/UFRJ),outra atração bastante apreciada pelos nossos visitantes.
Nas proximidades da região, está também o Jardim Zoológico da cidade. .
*************************************************
A partir daqui, os dados tiveram como fonte a Wikipedia/Portugal,excelente e confiável ferramenta de busca para quem trabalha com informação .

Curiosidades sobre o Maracanã, Calçada da Fama e Museu Museu do Futebol.
*O estádio conta no nível térreo, próximo à entrada para as cadeiras especiais, com a "Calçada da Fama", inaugurado à data do cinquentenário do Maracanã, em2000.
* Jogadores como Pelé, Zico, Jairzinho, Roberto Dinamite, Rivellino, Zagallo, Amarildo, Franz Beckenbauer, entre outros que atuaram no Maracanã possuem a marca de seus pés representados em cimento.
*Uma curiosidade do local é que os goleiros, como Manga, possuem suas mãos marcadas, e
Garrincha, falecido à época da inauguração, tem um espaço especial com um par de suas chuteiras e uma camisa.
*O museu do estádio, conhecido como Museu do Futebol, foi inaugurado em 2006 e conta a história do Maracanã, do futebol do Rio de Janeiro e da Seleção Brasileira de Futebol. Dados e estatísticas
*O Maracanã teve Zico como seu maior artilheiro, jogador que atuou a maioria das vezes no estádio pelo Flamengo. Ele marcou 333 gols nas 435 partidas que disputou no estádio.Já Pelé é o jogador que mais marcou gols no Maracanã com a camisa da Seleção Brasileira, 30 gols em 22 partidas.
*.A maior goleada da história do Maracanã foi Flamengo 12 a 2 no São Cristóvão, pelo Campeonato Carioca de 1956.
*O Maracanã foi palco do milésimo gol da carreira de Pelé (Vasco 1 a 2 Santos, em 19 de novembro de 1969) e também da despedida do Rei do Futebol da Seleção Brasileira(Brasil 2 a 2 Iugoslávia, em 18 de julho de 1971).
*O maior público-visitante de uma equipe de fora da cidade do Rio de Janeiro foi registrado na semifinal do Camoeonato Brasileiro de Futebol, entre Fluminense e Corinthians. Aproximadamente 70.000 dos 146.043 pagantes eram torcedores do Corinthians ou simpatizantes de outras torcidas cariocas.
Outros eventos Não-futebolísticos
*Cerimônias de abertura e encerramento dos Jogos Pan-americanos de 2007.
*O Maracanã já recebeu, em 1983, uma partida de voleibol, entre Brasil e URSS Não havia sido a primeira exibição de outro esporte fora de futebol no estádio.
A equipe norte-americana de basquetebol Harlem Globetrotters já se apresentara em 1952. Não-desportivos Eventos de destaque realizados no Maracanã:
*Missa campal do Papa João Paulo II em 1980
*Espetáculo musical do cantor norte-americano Frank Sinatra em 1980
*Espetáculo musical do grupo de rock Kiss, em 1983pela turnê do disco Creatures of The Night.Parte do show foi editado em 2007 no DVD Kissology Volume 2: 1978–1991.
*.Espetáculo musical do cantor inglês Sting, em 1987; *Espetáculo musical da cantora de rock norte-americana Tina Turner, em 16 de janeiro de 1988 (registrado no anuário Guinness Book of Records como recorde mundial de maior público pagante de um artista até hoje.
Mais de 188 mil pessoas lotaram o estádio para o show, o qual foi transmitido ao vivo para todo o mundo). O show foi gravado e transformado em VHS e DVD Tina: Live in Rio '88.
*Espetáculo musical da apresentadora Xuxa Meneghel em 1988 que cantou para milhares de pessoas, que lotaram o Maracanã inteiro. O show foi transmitido ao vivo pela TV Globo no lugar de seu programa, Xou da Xuxa.
*.Espetáculo musical do cantor inglês e ex-Beatle Paul McCartney, em 1990 (registrado no anuário Guinness Book of Records como recorde mundial de público de show de cantor solo)
*Festival musical internacional Rock In Rio II, em 1991
*Chegada oficial da personagem de Papai Noel à cidade (realizado anualmente até 1991)*.
Espetáculo musical da cantora norte-americana Madonna, em 1993, com público de 120 mil pessoas
•Festival musical internacional Hollywood Rock, com apresentação dos grupos Barão Vermelho, Spin Doctors, Rita Lee e Rolling Stones, em 1995.
*Espetáculo musical do grupo Backstreet Boys, em 3 de maio de 2001, com o público de 70 mil pessoas. Para assistir ao show, cerca de mil pessoas ficaram acampadas em frente ao estádio
*Gravação do CD e DVD "Sandy e Junior Ao Vivo no Maracanã", da dupla pop Sandy e Junior, no dia 12 de outubro de 2002, com um público de 70 mil pessoas *Espetáculo da banda de rock canadense Rush em 23 de Novembro de 2002 pela turnê do disco Vapor Trails com público de 42 mil pessoas O show foi gravado e transformado em CD e DVD ao vivo Rush in Rio, editado em 2003.
*Show do grupo mexicano RBD no dia 8 de outubro de 2006, com um público de entre 45 e 50 mil pessoas. O show foi gravado e lançado em DVD, intitulado Live In Rio
*.Gravação do CD/DVD "Multishow Ao Vivo Ivete Sangalo no Maracanã", da cantora baiana Ivete Sangalo no dia 16 de dezembro de 2006, com um público de aproximadamente 50 mil pessoas*Show da banda de rock britânica The Police no dia 8 de dezembro de 2007.
*
Espetáculo Musical Stick & Sweet Tour de Madonna nos dias 14 e 15 de Dezembro de 2008.
*Show de comemoração de 50 anos de carreira do cantor Roberto Carlos, no dia 11 de Julho de 2009
*******

segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

Top 5 do Blog **** Os textos mais clicados de 2010- Minissérie Dalva e Herivelto



A TVGlobo apresentou a minissérie em 5 capítulos de Maria Adelaide Amaral que contou a história de amor e ódio do casal Dalva de Oliveira (vivida por Adriana Esteves) e Herivelto Martins (Fabio Asssunção) -depois ex-casal- que originou muitas das mais lindas peças do nosso cancioneiro popular e deixou como legado o cantor Peri Ribeiro,síntese perfeita daqueles dois talentos.

************

A estrela Dalva

Vicentina Paula de Oliveira/Dalva de Oliveira, ( 1917 — 1972),nasceu m Rio Claro, São Paulo, e começou a cantar ainda criança, em cima de um banquinho para alcançar o microfone,acompanhando o pai, que tinha o conjunto "Os Batutas”.
Morto o pai,precisou trabalhar para ajudar a sustentar a família.

Depois de terminar o serviço de faxina do salão de danças em que trabalhava, costumava cantar algumas músicas, tentando tirar melodias ao piano.Ouvida por um maestro que frequentava o local,, foi convidada a cantar num “um cirquinho de tablado " , dizia a cantora, chefiado por Antônio Zovetti.

Percorreu várias cidades de São Paulo, até chegar a Belo Horizonte.
Sua participação acontecia nos intervalos dos espetáculos, quando era anunciada como "'A menina prodígio da voz de ouro:a estrela Dalva", nome agora usado,por sugestão da mãe

O sucesso no Circo Damasco,onde suas interpretações foram notadas ,a levou a fazer um teste na Rádio Mineira. Foi aprovada,mas o circo se dissolveu e a ,agora menina moça ,veio para o Rio.

Foi em São Cristóvão, na zona norte do Rio,trabalhando como cantora num espaço que funcionava na Cancela, ponto conhecido do bairro ,que conheceu Nilo Chagas e Herivelto Martins, que formavam a dupla "Preta e Branco".
Herivelto atuava como palhaço num circo,para ganhar mais alguns trocados
Dalva juntou-se a eles e assim foi formado um trio em1937.
O Trio assinou com a RCA Victor,onde gravou o primeiro disco: “Itaquari” e “Ceci e Peri”, de Príncipe Pretinho com arranjos de Herivelto Martins.
O sucesso foi tal que,Dalva e Herivelto já casados (Dalva grávida) resolveram que o bebê,fosse batizado como Peri ou Ceci, se nascesse uma menina,ao contrário da história que até então era divulgada,sobre Peri ter seu nome escolhido pelos fans de seu pai(a informação está no texto de "Minhas duas estrelas").
O outro filho do casal é Ubiratan Martins,o Billy, homem de televisão.
O sucesso que veio para ficar,os levou à Rádio Mayrink Veiga e, ao se apresentarem no programa de César Ladeira,especialista em slogans, tornaram-se o "Trio de Ouro", nome pelo qual o conjunto foi chamado até o final de 1949,quando foi desfeito na Venezuela,numa desastrada turnê.
Desfeito também o casamento, que era tumultuado por desentendimentos,
Dalva continuou a carreira agora acompanhada do maestro Vicente Paiva “Errei sim”, “Ave Maria”, “Olhos verdes”, “A grande verdade”, “Ave Maria no morro” foram alguns dos inúmeros sucessos da época. A separação se transformou num acontecimento nacional,divulgado diariamente pela midia e registrado para sempre num duelo musical Herivelto compunha, com parceria de David Nasser e Dalva respondia,cantando letras e nuicas de Ataulfo Alves, Nelson Cavaquinho,Mário Rossi, J. Piedade e Marino Pinto.

Trabalhou e morou na Argentina, onde conheceu o produtor Tito Clemete, com quem adotou Dalva Lucia, a Gigi.
Era atração no Chile e em outros países sul-americanos e foi a primeira cantora brasileira a fazer sucesso na Inglaterra.Cantou para a Rainha Elizabeth II, três dias antes da cerimônia da coroação.
Depois do trágico acidente (1965) que a desfigurou e praticamente abreviou o final da carreira,entrou em profunda depresssão.
Em 1970 voltou,lançando o seu último sucesso: Bandeira branca, marcha-rancho de Max Nunes e Laércio Alves. fez apresentações no Teatro Tereza Raquel, em programas de televisão e shows
Faleceu em 1972,vítima de hemorragia no esôfago.
***********
Herivelto
Dizem os biógrafos que existiram dois Heriveltos:o de antes e o de depois de Dalva.
Herivelto de Oliveira Martins nasceu em Engenheiro Paulo de Frontin,interior do RJ em 30 de janeiro de1912
Com o pai, funcionário da Estrada de Ferro Central do Brasil, Félix Bueno Martins,apendeu a organizar espetáculos teatrais e bandas e já aos 5 anos participava como ator.
Em 1937,já casado com Dalva, Herivelto Martins teve a idéia de fazê-la cantar com a Dupla Preto e Branco,um sucesso que durou até 1949.
Cesar Ladeira, da Rádio Mayrink Veiga e famoso criador de apelidos e slogans,os apresentou como "Trio de Ouro" São desse momento as composições "Acorda Escola de Samba", "Duas Lágrimas", "Se o morro não descer", "Cabaré no Morro", "Na Bahia", "Ceci e Peri",entre outras.

Em 1942,"Praça Onze"ganhou o primeiro prêmio em concurso de músicas carnavalescas. Herivelto foi assistente de Orson Wells, que filmava no Rio o famoso e inacabado "It's All True" .O diretor escolheu Peri como ator mirim para conduzir a narrativa do documentário.
Outras grandes composições, entre as mais de 400(no seu livro,Peri Ribeiro diz que são cerca de 700) foram"Caminhemos" e "Segredo" e "Ave Maria no Morro",sua obra prima.
Com a separação do casal -que caiu como uma bomba no meio artístico, foi desfeito o Trio original em 1950 e outras duas cantoras ainda o mantiveram até 1957.Herivelto passou a se apresentar em alguns festivais e criou a "Escola de Samba de Salão",fez participações em cinema e compôs "Pensando em Ti",mais um grande sucesso
Eleito presidente do Sindicato de Compositores do Rio de Janeiro em 1971, foi impedido de tomar posse, acusado de subversivo pela Ditadura Militar.
Casou-se com a gaúcha Lurdes Torelly e teve três filhos com ela:Fernando,Yaçanã (atriz que trabalha na minissérie) e Herivelto Junior.Antes de casar com Dalva, teve uma ligação da qual nasceram dois filhos.Em 1992,poucos meses após sua morte,os jornalistas Jonas Vieira e Natalício Norberto homenagearam o compositor com sua biografia no livro "Herivelto Martins: uma escola de samba"(Ensaio Editora).
********

O filho Pery Ribeiro, um de seus maiores intérpretes, escreveu-com a esposa Ana Duarte- o imperdível livro/catarse ”Minhas duas estrelas”,pela Editora Globo(2007-foto da capa), testemunho desafiador ao revelar "detalhes quase inconfessáveis da vida dos pais",como conta Ruy Castro no prefácio.

******************************************************

Hilda Hilst - direto de MARDUK. - nos 20 anos de sua viagem

  Meu tributo à  autora,ficcionista e dramaturga O grande charme de ser livre   A partir de 1966, Hilda Hilst, poetisa e escritora, viveu is...

Textos mais visitados